Acessibilidade / Reportar erro

Estudo de caso como estratégia de ensino do processo de enfermagem e do uso de linguagem padronizada

Case study as a strategy for teaching the nursing ´process and the use of standardized language

Estudio de caso como estrategia de enseñanza del proceso de enfermería y del uso de lenguajes estandarizados

O ensino de Enfermagem ainda está fortemente vinculado ao modelo biomédico, embora tenham ocorrido esforços em busca de uma perspectiva de Enfermagem neste contexto. Este trabalho tem como objetivo relatar experiência de ensino, na qual se utilizou o estudo de caso para discutir Processo de Enfermagem, assistência e uso de linguagem padronizada. Tal experiência foi vivenciada junto a 35 alunos que cursavam o quinto semestre do curso de Graduação em Enfermagem de uma universidade pública de São Paulo. Esta estratégia de ensino teve limitações e desafios no que se refere à participação ativa dos alunos, porém se mostrou mais instigante para estes que aulas expositivas ao colocá-los na posição de sujeitos do processo de ensino-aprendizagem e corresponsáveis por sua formação.

estudantes de enfermagem; educação em enfermagem; estudos de casos; diagnóstico de enfermagem; classificação


Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br