SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 número2Sobre a Associação Brasileira de enfermagem - 85 anos de história: pontuais avanços e conquistas, contribuições marcantes, e desafiosTrabalho na Unidade Básica de Saúde: implicações para a qualidade de vida dos enfermeiros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Brasileira de Enfermagem

versão impressa ISSN 0034-7167

Resumo

SOUZA, Tatiane Oliveira de; SILVA, Jair Magalhães da; NOBREGA, Samara Souza da  e  CONSTANCIO, Jocinei Ferreira. Controle social: um desafio para o conselheiro de saúde. Rev. bras. enferm. [online]. 2012, vol.65, n.2, pp. 215-221. ISSN 0034-7167.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672012000200003.

Objetivou-se analisar o perfil dos Conselheiros de Saúde do Município de Jequié-BA e identificar seu conhecimento acerca da função. Pesquisa descritiva, exploratória e qualitativa, realizada com dez Conselheiros de Saúde, atuantes em 2008. A análise dos dados foi feita segundo a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo, emergindo as seguintes categorias: importância de atuar como Conselheiro de Saúde; função do Conselheiro e falta de capacitação para a função. Os resultados mostram que eles compreendem a relevância do controle social. Entretanto, reconhecem que alguns Conselheiros possuem ainda um conceito equivocado quanto ao seu papel; revelam a carência de capacitação e apontam a falta de paridade como um grave problema que deve ser revisto, a fim de que haja a legitimação deste Conselho. Concluiu-se que há necessidade de rever as ações e redefinir os representantes dos segmentos, governo e trabalhadores em saúde.

Palavras-chave : Saúde coletiva; Participação comunitária; Sistema Único de Saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português