SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 número2Controle social: um desafio para o conselheiro de saúdeConhecimento do adolescente sobre vacina no ambiente da Estratégia Saúde da Família índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Brasileira de Enfermagem

versão impressa ISSN 0034-7167

Resumo

SCHRADER, Greice et al. Trabalho na Unidade Básica de Saúde: implicações para a qualidade de vida dos enfermeiros. Rev. bras. enferm. [online]. 2012, vol.65, n.2, pp. 222-228. ISSN 0034-7167.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672012000200004.

Objetivou-se conhecer a percepção dos enfermeiros que atuam nas unidades básicas de saúde de Pelotas, Rio Grande do Sul, sobre a sua qualidade de vida no trabalho (QVT). Tratou-se de estudo qualitativo, exploratório e descritivo, realizado com sete enfermeiros por meio de entrevistas semiestruturadas. As falas dos participantes foram submetidas à análise temática. Condições inadequadas para o trabalho, desvalorização profissional e suporte insuficiente dos gestores foram categorias relacionados à baixa QVT, enquanto as relações interpessoais e a satisfação com a atividade de cuidar foram categorias relacionadas positivamente ao desempenho profissional e à QVT.

Palavras-chave : Enfermagem; Centros de saúde; Condições de trabalho; Qualidade de vida.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português