SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 número2Trabalho na Unidade Básica de Saúde: implicações para a qualidade de vida dos enfermeirosO des-cuidar do lesado medular na atenção básica: desafios bioéticos para as políticas de saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Brasileira de Enfermagem

versão impressa ISSN 0034-7167

Resumo

CARVALHO, Ayla Maria Calixto de  e  ARAUJO, Telma Maria Evangelista. Conhecimento do adolescente sobre vacina no ambiente da Estratégia Saúde da Família. Rev. bras. enferm. [online]. 2012, vol.65, n.2, pp. 229-235. ISSN 0034-7167.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672012000200005.

Trata-se de estudo que objetivou levantar o conhecimento dos adolescentes, residentes numa área de atuação da Estratégia Saúde da Família, quanto ao calendário de vacinação e proteção conferida. A sua natureza é quantitativa, seccional e foi desenvolvido por meio de inquérito domiciliar, no período de março a abril de 2008. Os dados foram digitados e processados com a utilização do software Epi-Info. Observou-se que os adolescentes deste estudo possuem deficiência de conhecimento acerca das vacinas recomendadas no calendário do Ministério da Saúde. Considerando que o estudo foi realizado em ambiente da Estratégia Saúde da Família, e sendo a vacinação uma ação prioritária, esperava-se encontrar uma população esclarecida sobre o calendário de vacinação.

Palavras-chave : Enfermagem; Enfermagem em saúde comunitária; Epidemiologia; Comportamento do adolescente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português