SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 issue2Adolescent's knowledge about vaccines in the Family Health Strategy environmentExperiences of people with diabetes and amputation of members author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Enfermagem

Print version ISSN 0034-7167

Abstract

FRANCA, Inácia Sátiro Xavier de et al. O des-cuidar do lesado medular na atenção básica: desafios bioéticos para as políticas de saúde. Rev. bras. enferm. [online]. 2012, vol.65, n.2, pp. 236-243. ISSN 0034-7167.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672012000200006.

Objetivou-se investigar quais as ações realizadas nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) para atender as demandas dos adultos com lesão medular (LM) pós-reabilitados; e enumerar facilidades/dificuldades para atender às demandas desses usuários. Estudo qualitativo realizado em vinte UBSF. Participaram, aleatoriamente, vinte médicos e vinte enfermeiros. Utilizou-se entrevista semiestruturada e análise de conteúdo. A análise das categorias baseou-se nos princípios da integralidade, universalidade, beneficência e justiça. Detectaram-se: desqualificação profissional para assistir a pessoa com LM, assistência fragmentada, dificuldades para agendar consultas e exames, dificuldades na referência e contrarreferência, inexistência de ações contínuas para cuidar dos indivíduos com LM. As UBSF não asseguram a proteção de todos os cidadãos, pois existem desafios à construção de práticas de saúde solidárias, acolhedoras e, consequentemente, mais efetivas e resolutivas para os sujeitos com LM.

Keywords : Traumatismos da medula espinhal; Pessoas com deficiência; Regeneração da medula espinhal; Enfermagem em reabilitação; Bioética.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · pdf in English