SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 número2O des-cuidar do lesado medular na atenção básica: desafios bioéticos para as políticas de saúdeA intersubjetividade no contexto da família de pessoas com fibrose cística índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Brasileira de Enfermagem

versão impressa ISSN 0034-7167

Resumo

BATISTA, Nancy Nay Leite de Araújo Loiola  e  LUZ, Maria Helena Barros de Araújo. Vivências de pessoas com diabetes e amputação de membros. Rev. bras. enferm. [online]. 2012, vol.65, n.2, pp. 244-250. ISSN 0034-7167.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672012000200007.

Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, com abordagem qualitativa, na perspectiva fenomenológica heideggeriana. Foi desenvolvido no Centro Integrado de Saúde Dr. Lineu Araújo e em Unidades Básicas de Saúde, de Teresina (PI), tendo como sujeitos doze pacientes diabéticos e amputados. Utilizou-se como técnica para produção dos dados a entrevista fenomenológica. Na tentativa de aproximação e apropriação dos significados por eles atribuídos, foram construídas quatro Unidades de Significação. Nesta perspectiva, Ser-pessoa-com-diabetes-e-amputações de membros significa vivenciar um cotidiano permeado por dificuldades, limitações e restrições impostas pela situação; sofrer pela dependência de outras pessoas, pela solidão imposta pelo isolamento social, seja por limitações pessoais, econômicas e/ou inadequação das políticas públicas.

Palavras-chave : Enfermagem; Diabetes mellitus; Amputação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português