SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 número2Vivências de pessoas com diabetes e amputação de membrosPráticas educativas desenvolvidas por enfermeiras: repercussões sobre vivências de mulheres na gestação e no parto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Brasileira de Enfermagem

versão impressa ISSN 0034-7167

Resumo

LUZ, Geisa Santos et al. A intersubjetividade no contexto da família de pessoas com fibrose cística. Rev. bras. enferm. [online]. 2012, vol.65, n.2, pp. 251-256. ISSN 0034-7167.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672012000200008.

Trata-se de uma investigação qualitativa, com aproximação fenomenológica, que objetivou desvelar os processos intersubjetivos no contexto da família de pessoas com Fibrose Cística (FC). Desenvolveu-se entrevista com 14 famílias com portadores de FC, cadastrados na Associação Paranaense de Assistência à Mucoviscidose (AAMPR), residentes nas regiões Norte e Noroeste do estado do Paraná (PR), Brasil. Das suas falas foram apreendidas unidades de significado, agrupadas em três categorias: Família, portador de FC e o outro; Aspectos religiosos na vivência da FC na família; Portador de FC na vida escolar, afetiva e profissional. Os resultados evidenciaram que a experiência das famílias compartilhada com o outro foi crucial para o enfrentamento da doença. Conhecer os processos intersubjetivos que perpassam o âmago da família de pessoas acometidas pela FC possibilita um novo modo de atuar em Enfermagem.

Palavras-chave : Enfermagem; Fibrose Cística; Família.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português