SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 issue2Inter-subjectivity in the context of people with cystic fibrosis' familyMeasurement and characteristics of pain after episiotomy and its relationship with the activity limitations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Enfermagem

Print version ISSN 0034-7167

Abstract

PROGIANTI, Jane Márcia  and  COSTA, Rafael Ferreira da. Práticas educativas desenvolvidas por enfermeiras: repercussões sobre vivências de mulheres na gestação e no parto. Rev. bras. enferm. [online]. 2012, vol.65, n.2, pp. 257-263. ISSN 0034-7167.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672012000200009.

Objetivou-se discutir as repercussões das práticas educativas desenvolvidas por enfermeiras sobre a vivência das mulheres na gravidez e no parto. Estudo qualitativo cuja coleta de dados ocorreu por meio de entrevista semiestruturada com dezesseis mulheres que pariram e que frequentaram os grupos educativos e consultas puerperais em uma Casa de Parto. A análise foi mediante as diretrizes de análise de conteúdo de Bardin. Os resultados mostraram que as práticas educativas foram reestruturantes para a vivência tranquila, formação do vínculo materno, livre expressão da sexualidade durante a gestação e sensações vividas no parto. Concluiu-se que a educação em saúde utilizada como instrumento do cuidar, oportuniza a adesão da mulher a práticas obstétricas menos intervencionistas.

Keywords : Enfermagem obstétrica; Educação em saúde; Saúde da mulher; Parto humanizado.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese