SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 número2A intersubjetividade no contexto da família de pessoas com fibrose císticaMensuração e caracterização da dor após episiotomia e sua relação com a limitação de atividades índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Brasileira de Enfermagem

versão impressa ISSN 0034-7167

Resumo

PROGIANTI, Jane Márcia  e  COSTA, Rafael Ferreira da. Práticas educativas desenvolvidas por enfermeiras: repercussões sobre vivências de mulheres na gestação e no parto. Rev. bras. enferm. [online]. 2012, vol.65, n.2, pp. 257-263. ISSN 0034-7167.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672012000200009.

Objetivou-se discutir as repercussões das práticas educativas desenvolvidas por enfermeiras sobre a vivência das mulheres na gravidez e no parto. Estudo qualitativo cuja coleta de dados ocorreu por meio de entrevista semiestruturada com dezesseis mulheres que pariram e que frequentaram os grupos educativos e consultas puerperais em uma Casa de Parto. A análise foi mediante as diretrizes de análise de conteúdo de Bardin. Os resultados mostraram que as práticas educativas foram reestruturantes para a vivência tranquila, formação do vínculo materno, livre expressão da sexualidade durante a gestação e sensações vividas no parto. Concluiu-se que a educação em saúde utilizada como instrumento do cuidar, oportuniza a adesão da mulher a práticas obstétricas menos intervencionistas.

Palavras-chave : Enfermagem obstétrica; Educação em saúde; Saúde da mulher; Parto humanizado.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português