SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 issue2Educational practices developed by nurses: reflections on women's pregnancy and labor experiencesIdentification and treatment of pain in the premature newborn in the Intensive Care Unit author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Enfermagem

Print version ISSN 0034-7167

Abstract

BELEZA, Ana Carolina Sartorato; FERREIRA, Cristine Homsi Jorge; SOUSA, Ligia de  and  NAKANO, Ana Márcia Spanó. Mensuração e caracterização da dor após episiotomia e sua relação com a limitação de atividades. Rev. bras. enferm. [online]. 2012, vol.65, n.2, pp. 264-268. ISSN 0034-7167.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672012000200010.

Trata-se de um estudo descritivo realizado com cinquenta mulheres em pós-parto vaginal com episiotomia. Objetivou-se mensurar e caracterizar a dor perineal em primíparas submetidas ao parto normal com episiotomia e verificar as atividades limitadas pela dor. Para avaliação da dor foi utilizada a Escala Numérica e o Questionário McGill, bem como um formulário para analisar as atividades que estavam limitadas. A média de dor perineal encontrada foi cinco. As categorias sensorial e avaliação subjetiva foram as mais selecionadas no Questionário McGill. A dor perineal foi caracterizada como latejante, que repuxa, que esquenta, ardida, dolorida, chata, incômoda, que prende e que deixa tensa. Sentar, deitar e deambular foram as atividades mais limitadas. Em conclusão, foi possível verificar a presença de dor perineal nas puérperas causada pela episiotomia e identificar que as atividades de sentar, deitar e deambular estavam limitadas por este sintoma.

Keywords : Dor; Período pós-parto; Episiotomia; Saúde da mulher.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese