SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 número2Mensuração e caracterização da dor após episiotomia e sua relação com a limitação de atividadesDilemas éticos em UTI: contribuições da Teoria dos Valores de Max Scheler índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Enfermagem

versão impressa ISSN 0034-7167

Resumo

SANTOS, Luciano Marques dos; RIBEIRO, Isabelle Santos  e  SANTANA, Rosana Castelo Branco de. Identificação e tratamento da dor no recém-nascido prematuro na Unidade de Terapia Intensiva. Rev. bras. enferm. [online]. 2012, vol.65, n.2, pp. 269-275. ISSN 0034-7167.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672012000200011.

O estudo objetivou analisar os parâmetros utilizados pela equipe de enfermagem de um hospital público da Bahia para a avaliação da dor no recém-nascido prematuro e descrever as intervenções utilizadas para aliviar a dor. Estudo descritivo e qualitativo, realizado por meio de entrevistas semiestruturadas com dez participantes, no período de dezembro de 2008 a janeiro de 2009, sendo analisados através da Análise de Conteúdo. Os resultados apontaram a utilização do choro e expressão facial como parâmetros indicativos de dor; e que estes profissionais utilizam de forma não sistematizada medidas não farmacológicas para amenizar este processo. Sugere-se a introdução da dor como o quinto sinal vital a ser avaliado e a utilização de escalas, com vistas à excelência e humanização do cuidado.

Palavras-chave : Enfermagem neonatal; Prematuro; Dor; Recém-nascido; Unidades de Terapia Intensiva Neonatal.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português