SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 número2Identificação e tratamento da dor no recém-nascido prematuro na Unidade de Terapia IntensivaPraticando o silêncio: intervenção educativa para a redução do ruído em Unidade de Terapia Intensiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Brasileira de Enfermagem

versão impressa ISSN 0034-7167

Resumo

MEDEIROS, Marlise Barros de; PEREIRA, Eliane Ramos; SILVA, Rose Mary Costa Rosa Andrade  e  SILVA, Marcos Andrade. Dilemas éticos em UTI: contribuições da Teoria dos Valores de Max Scheler. Rev. bras. enferm. [online]. 2012, vol.65, n.2, pp. 276-284. ISSN 0034-7167.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672012000200012.

O estudo objetivou refletir, tomando como base o referencial teórico de Max Scheler, sobre os dilemas éticos vivenciados por enfermeiros na UTI, e sobre os valores que norteiam suas atitudes e decisões. Trata-se de pesquisa qualitativa, tendo sido entrevistados dez enfermeiros da UTI de um hospital universitário. Identificou-se a vivência de dilemas éticos referentes à terminalidade relacionada aos limites de intervenções e de utilização dos recursos materiais, além da questão da transfusão de sangue em caso de restrição religiosa. Os valores identificados foram: respeito, dignidade do paciente, conhecimento científico, humildade, paixão pela profissão e amor a Deus. A teoria dos valores constitui importante subsídio para enfermagem por permitir a abordagem de uma ética humanizadora da práxis, especialmente nas situações de dilemas éticos.

Palavras-chave : Filosofia em enfermagem; Ética profissional; Unidades de Terapia Intensiva; Ética baseada em princípios.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português