SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 número2Identificação e tratamento da dor no recém-nascido prematuro na Unidade de Terapia IntensivaPraticando o silêncio: intervenção educativa para a redução do ruído em Unidade de Terapia Intensiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Enfermagem

versão impressa ISSN 0034-7167

Resumo

MEDEIROS, Marlise Barros de; PEREIRA, Eliane Ramos; SILVA, Rose Mary Costa Rosa Andrade  e  SILVA, Marcos Andrade. Dilemas éticos em UTI: contribuições da Teoria dos Valores de Max Scheler. Rev. bras. enferm. [online]. 2012, vol.65, n.2, pp.276-284. ISSN 0034-7167.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672012000200012.

O estudo objetivou refletir, tomando como base o referencial teórico de Max Scheler, sobre os dilemas éticos vivenciados por enfermeiros na UTI, e sobre os valores que norteiam suas atitudes e decisões. Trata-se de pesquisa qualitativa, tendo sido entrevistados dez enfermeiros da UTI de um hospital universitário. Identificou-se a vivência de dilemas éticos referentes à terminalidade relacionada aos limites de intervenções e de utilização dos recursos materiais, além da questão da transfusão de sangue em caso de restrição religiosa. Os valores identificados foram: respeito, dignidade do paciente, conhecimento científico, humildade, paixão pela profissão e amor a Deus. A teoria dos valores constitui importante subsídio para enfermagem por permitir a abordagem de uma ética humanizadora da práxis, especialmente nas situações de dilemas éticos.

Palavras-chave : Filosofia em enfermagem; Ética profissional; Unidades de Terapia Intensiva; Ética baseada em princípios.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf epdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons