SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 issue2Ethical dilemmas in ICU: contributions of Max Scheler's Theory of ValuesIdentification and mapping of prescribed nursing actions for patients in an adult ICU author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Enfermagem

Print version ISSN 0034-7167

Abstract

DUARTE, Silvana Triló et al. Praticando o silêncio: intervenção educativa para a redução do ruído em Unidade de Terapia Intensiva. Rev. bras. enferm. [online]. 2012, vol.65, n.2, pp. 285-290. ISSN 0034-7167.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672012000200013.

O objetivo deste estudo foi avaliar se os níveis de pressão sonora dentro da UTI são diminuídos após intervenção educativa com a equipe multiprofissional. Foram mensurados os níveis de ruído no interior da UTI (através de um decibelímetro instalado próximo à cabeceira de um paciente) durante sete dias, sendo repetido o procedimento após uma intervenção educativa, a qual consistiu de palestras, cartazes e dramatizações, entre outros. Houve grande redução do nível de ruído entre o período pré e pós-intervenção, em todos os horários avaliados. As principais fontes de ruídos dentro da UTI foram da própria equipe. Os níveis de ruído encontrados estiveram acima do recomendado. O estudo mostrou que, com uma intervenção educacional junto à equipe da UTI e sua conscientização sobre os mecanismos e efeitos, é possível haver redução dos níveis de ruído e consequente eestressee do ambiente.

Keywords : Ruído; Ruído ocupacional; Educação; Unidades de Terapia Intensiva.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese