SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 número2Praticando o silêncio: intervenção educativa para a redução do ruído em Unidade de Terapia IntensivaSistematização da assistência de enfermagem em serviços de urgência e emergência: viabilidade de implantação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Brasileira de Enfermagem

versão impressa ISSN 0034-7167

Resumo

SALGADO, Patricia Oliveira; TANNURE, Meire Chucre; OLIVEIRA, Cleydson Rodrigues  e  CHIANCA, Tânia Couto Machado. Identificação e mapeamento das ações de enfermagem prescritas para pacientes internados em uma UTI de adultos. Rev. bras. enferm. [online]. 2012, vol.65, n.2, pp. 291-296. ISSN 0034-7167.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672012000200014.

Estudo descritivo cujos objetivos foram identificar as ações de enfermagem prescritas por enfermeiros nos prontuários de pacientes internados em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto de Belo Horizonte (MG), os termos empregados, sua frequência e mapear as ações à Teoria das Necessidades Humanas Básicas e às intervenções NIC.Obteve-se uma amostra de 44 prontuários. Identificou-se 2.260 ações de enfermagem. Após exclusão das repetições, encontrou-se 124 diferentes ações. Todas as ações de enfermagem foram mapeadas às necessidades psicobiológicas e também às intervenções NIC. Obteve-se 100% de concordância entre os expertos no processo de validação do mapeamento. Sugere-se que estudos semelhantes em UTI's de outras localidades e diferentes contextos/especialidades sejam conduzidos para identificar as ações de enfermagem elaboradas e sua evolução.

Palavras-chave : Enfermagem; Cuidados de enfermagem; Classificação; Unidades de Terapia Intensiva; Adulto.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português