SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 número2Identificação e mapeamento das ações de enfermagem prescritas para pacientes internados em uma UTI de adultosMensuração de área de úlceras por pressão por meio dos softwares Motic e do AutoCAD® índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Brasileira de Enfermagem

versão impressa ISSN 0034-7167

Resumo

MARIA, Monica Antonio; QUADROS, Fátima Alice Aguiar  e  GRASSI, Maria de Fátima Oliveira. Sistematização da assistência de enfermagem em serviços de urgência e emergência: viabilidade de implantação. Rev. bras. enferm. [online]. 2012, vol.65, n.2, pp. 297-303. ISSN 0034-7167.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672012000200015.

Esta pesquisa objetivou analisar a viabilidade de implantação da SAE em um serviço de urgência e emergência hospitalar. Tratase de um estudo de campo, descritivo, qualitativo, estruturado pela análise de conteúdo de Bardin (2009). Foi realizado em um hospital especializado em atendimento de emergência. A amostra constituiu-se em oito técnicos de enfermagem, dois auxiliares e cinco enfermeiros, com experiência de no mínimo seis meses no pronto-socorro. As dificuldades referidas para a implantação da SAE são: complexidade nas suas etapas; desinteresse da instituição; despreparo teórico da enfermagem; sua desvalorização por outros profissionais; dimensionamento inadequado de funcionários e desajuste da estrutura física. Nesse contexto, nota-se que o enfermeiro perde representatividade na equipe de saúde e a aplicação da SAE acaba sendo freqüentemente subestimada.

Palavras-chave : Processo de enfermagem; Serviço hospitalar de emergência; Equipe de enfermagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português