SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 número2Sistematização da assistência de enfermagem em serviços de urgência e emergência: viabilidade de implantaçãoA realidade do viver com esquizofrenia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Brasileira de Enfermagem

versão impressa ISSN 0034-7167

Resumo

REIS, Camila Letícia Dias dos et al. Mensuração de área de úlceras por pressão por meio dos softwares Motic e do AutoCAD®. Rev. bras. enferm. [online]. 2012, vol.65, n.2, pp. 304-308. ISSN 0034-7167.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672012000200016.

A úlcera por pressão é uma lesão parcial ou total das camadas da pele em determinadas regiões do corpo e seu processo de cicatrização pode ser acompanhado por meio de processamento de imagens. A análise da área da úlcera por pressão é relevante para avaliação da sua evolução e de sua resposta a procedimentos terapêuticos. Os softwares Motic e AutoCAD® permitem avaliar a área de regiões de uma imagem através da marcação do seu contorno. Valendo-se dessa técnica, 35 voluntários determinaram as áreas de duas úlceras por pressão grau III pelos dois tipos de software. Concluiu-se que eles apresentam resultados clinicamente concordantes e podem assim ser utilizados para acompanhamento da evolução da cicatrização de úlceras por pressão.

Palavras-chave : Úlcera por pressão; Fotografia; Software; Processamento de imagem assistida por computador; Cicatrização de feridas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português