SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 número2Sistematização da assistência de enfermagem em serviços de urgência e emergência: viabilidade de implantaçãoA realidade do viver com esquizofrenia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Enfermagem

versão impressa ISSN 0034-7167

Resumo

REIS, Camila Letícia Dias dos et al. Mensuração de área de úlceras por pressão por meio dos softwares Motic e do AutoCAD®. Rev. bras. enferm. [online]. 2012, vol.65, n.2, pp.304-308. ISSN 0034-7167.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672012000200016.

A úlcera por pressão é uma lesão parcial ou total das camadas da pele em determinadas regiões do corpo e seu processo de cicatrização pode ser acompanhado por meio de processamento de imagens. A análise da área da úlcera por pressão é relevante para avaliação da sua evolução e de sua resposta a procedimentos terapêuticos. Os softwares Motic e AutoCAD® permitem avaliar a área de regiões de uma imagem através da marcação do seu contorno. Valendo-se dessa técnica, 35 voluntários determinaram as áreas de duas úlceras por pressão grau III pelos dois tipos de software. Concluiu-se que eles apresentam resultados clinicamente concordantes e podem assim ser utilizados para acompanhamento da evolução da cicatrização de úlceras por pressão.

Palavras-chave : Úlcera por pressão; Fotografia; Software; Processamento de imagem assistida por computador; Cicatrização de feridas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf epdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons