SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 número2Mensuração de área de úlceras por pressão por meio dos softwares Motic e do AutoCAD®Cuidado em saúde mental: a escuta de pacientes egressos de um Hospital Dia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Brasileira de Enfermagem

versão impressa ISSN 0034-7167

Resumo

OLIVEIRA, Renata Marques; FACINA, Priscila Cristina Bim Rodrigues  e  SIQUEIRA JUNIOR, Antônio Carlos. A realidade do viver com esquizofrenia. Rev. bras. enferm. [online]. 2012, vol.65, n.2, pp. 309-316. ISSN 0034-7167.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672012000200017.

Objetivou-se entender a realidade do viver com esquizofrenia a partir do relato de quem a vivencia. Foram realizadas entrevistas com dez portadores de esquizofrenia internados em hospital geral, diagnosticados com o transtorno há, no mínimo, cinco anos. Para a análise do conteúdo das entrevistas foi utilizada a análise temática. Foi identificada a categoria "Convivendo com a esquizofrenia" e seis temas que abordam o conhecimento da doença, os sintomas, a difícil convivência, o estigma, a família e a religião. Esta pesquisa pode permitir a ampliação do olhar para os portadores de esquizofrenia, uma vez que o conhecimento sobre a doença e suas implicações ocorreram a partir da perspectiva de quem vivencia cotidianamente este sofrimento.

Palavras-chave : Esquizofrenia; Qualidade de vida; Formação de conceito; Enfermagem psiquiátrica; Pesquisa qualitativa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português