SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 issue2The reality of living with schizophreniaRepresentations of health professionals about death and the dying process author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Enfermagem

Print version ISSN 0034-7167

Abstract

FERREIRA, Maria Solange de Castro  and  PEREIRA, Maria Alice Ornellas. Cuidado em saúde mental: a escuta de pacientes egressos de um Hospital Dia. Rev. bras. enferm. [online]. 2012, vol.65, n.2, pp. 317-323. ISSN 0034-7167.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672012000200018.

Estudo de abordagem qualitativa, tendo por objetivos compreender como os pacientes egressos de um Hospital Dia de Saúde Mental veem o serviço, conhecer se este contribuiu para mudanças em suas vidas e se estas pessoas têm continuidade ao tratamento. Utilizamos entrevistas semiestruturadas e busca documental, com nove pacientes, que concluíram tratamento no serviço, em 2008. Adotamos a Análise Temática na ordenação dos dados obtidos, analisados segundo referencial da Reabilitação Psicossocial. Ressalta-se a importância do olhar subjetivo para os diversos aspectos da existência humana, solicitando dos serviços e dos profissionais o estabelecimento de uma relação de cuidado que possibilite a reconstrução de trajetórias interrompidas pelo acometimento do transtorno, por meio de ações que considerem a integralidade e a intersetorialidade.

Keywords : Saúde Mental; Assistência; Reabilitação; Serviços de Saúde Mental.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese