SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 número2A realidade do viver com esquizofreniaRepresentações de profissionais de saúde sobre a morte e o processo de morrer índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Brasileira de Enfermagem

versão impressa ISSN 0034-7167

Resumo

FERREIRA, Maria Solange de Castro  e  PEREIRA, Maria Alice Ornellas. Cuidado em saúde mental: a escuta de pacientes egressos de um Hospital Dia. Rev. bras. enferm. [online]. 2012, vol.65, n.2, pp. 317-323. ISSN 0034-7167.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672012000200018.

Estudo de abordagem qualitativa, tendo por objetivos compreender como os pacientes egressos de um Hospital Dia de Saúde Mental veem o serviço, conhecer se este contribuiu para mudanças em suas vidas e se estas pessoas têm continuidade ao tratamento. Utilizamos entrevistas semiestruturadas e busca documental, com nove pacientes, que concluíram tratamento no serviço, em 2008. Adotamos a Análise Temática na ordenação dos dados obtidos, analisados segundo referencial da Reabilitação Psicossocial. Ressalta-se a importância do olhar subjetivo para os diversos aspectos da existência humana, solicitando dos serviços e dos profissionais o estabelecimento de uma relação de cuidado que possibilite a reconstrução de trajetórias interrompidas pelo acometimento do transtorno, por meio de ações que considerem a integralidade e a intersetorialidade.

Palavras-chave : Saúde Mental; Assistência; Reabilitação; Serviços de Saúde Mental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português