SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 issue2Religion and mental health: the challenge of integrating religiosity to patient careHand-foot syndrome induced by chemotherapy: a case study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Enfermagem

Print version ISSN 0034-7167

Abstract

MARTINS, Paula Alvarenga de Figueiredo  and  ALVIM, Neide Aparecida Titonelli. Plano de Cuidados Compartilhado: convergência da proposta educativa problematizadora com a teoria do cuidado cultural de enfermagem. Rev. bras. enferm. [online]. 2012, vol.65, n.2, pp. 368-373. ISSN 0034-7167.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672012000200025.

O presente artigo é uma reflexão que assinala uma mudança de perspectiva na relação de cuidado entre a enfermeira e o cliente, no âmbito da implementação do processo educativo. Emerge um Plano de Cuidados Compartilhado como uma proposta educativa-cuidativa, na convergência entre os teóricos Paulo Freire e Leininger, no que tange à pedagogia problematizadora e ao cuidado cultural de enfermagem. No que se refere aos elementos considerados essenciais ao cuidado, a aprendizagem conjunta permite o desvelamento de uma realidade peculiar e a inserção de possibilidades para a transformação, por opção do sujeito, da realidade concreta revelada. A autonomia planejada se torna real, fazendo com que os clientes não mais exerçam práticas fragmentadas, decorrentes da pedagogia tradicional. O cliente autônomo alcança, pois, a plenitude das ações.

Keywords : Enfermagem; Cuidados de enfermagem; Educação em saúde.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese