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Plano de Cuidados Compartilhado: convergência da proposta educativa problematizadora com a teoria do cuidado cultural de enfermagem

Shared Care Plan: convergence between the educational problematizing perspective and the theory of nursing cultural care

Plan de Cuidados Compartido: la convergencia de la propuesta educativa problematizadora con la teoría del cuidado cultural de enfermería

O presente artigo é uma reflexão que assinala uma mudança de perspectiva na relação de cuidado entre a enfermeira e o cliente, no âmbito da implementação do processo educativo. Emerge um Plano de Cuidados Compartilhado como uma proposta educativa-cuidativa, na convergência entre os teóricos Paulo Freire e Leininger, no que tange à pedagogia problematizadora e ao cuidado cultural de enfermagem. No que se refere aos elementos considerados essenciais ao cuidado, a aprendizagem conjunta permite o desvelamento de uma realidade peculiar e a inserção de possibilidades para a transformação, por opção do sujeito, da realidade concreta revelada. A autonomia planejada se torna real, fazendo com que os clientes não mais exerçam práticas fragmentadas, decorrentes da pedagogia tradicional. O cliente autônomo alcança, pois, a plenitude das ações.

Enfermagem; Cuidados de enfermagem; Educação em saúde


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