SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 número2Plano de Cuidados Compartilhado: convergência da proposta educativa problematizadora com a teoria do cuidado cultural de enfermagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Brasileira de Enfermagem

versão impressa ISSN 0034-7167

Resumo

SIMAO, Delma Aurélia da Silva et al. Síndrome mão-pé induzida por quimioterapia: relato de um caso. Rev. bras. enferm. [online]. 2012, vol.65, n.2, pp. 374-378. ISSN 0034-7167.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672012000200026.

Objetivou-se relatar um caso de uma paciente que apresentou síndrome mão-pé de grau 3, decorrente do uso do quimioterápico Capecitabina e para a qual foi utilizada massagem local com creme hidratante aquoso à base de aloe vera. A capacidade funcional da paciente foi avaliada utilizando-se a Escala de Performance ECOG e as lesões fotografadas durante as consultas de enfermagem que ocorreram em intervalos de dez dias, totalizando quarenta dias de acompanhamento. Observou-se melhora significativa da integridade tissular, com regressão total dos sintomas, importante ganho em qualidade de vida, e retorno imediato ao tratamento quimioterápico. Acredita-se que o aloe vera pode ser um importante coadjuvante na assistência de enfermagem a pacientes submetidos à quimioterapia antineoplásica.

Palavras-chave : Enfermagem; Quimioterapia; Oncologia; Aloe.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português