SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 issue3Re(thinking) Nursing carative projects through the light of population health needsHealth education in the job of nurses in Santarém of Pará, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Enfermagem

Print version ISSN 0034-7167

Abstract

SILVA, Kênia Lara; SENA, Roseni Rosângela de; TAVARES, Tatiana Silva  and  WAN DER MAAS, Lucas. Expansão dos cursos de Graduação em Enfermagem e mercado de trabalho: reproduzindo desigualdades?. Rev. bras. enferm. [online]. 2012, vol.65, n.3, pp. 406-413. ISSN 0034-7167.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672012000300003.

O objetivo do estudo foi analisar a relação entre a expansão dos cursos de graduação de enfermagem e o mercado de trabalho dos enfermeiros em Minas Gerais. Estudo descritivo-exploratório de abordagem quantitativa, que utilizou fontes de dados secundários sobre os cursos de Graduação em Enfermagem, número de profissionais ocupados, vínculos em estabelecimentos de saúde e empregos formais de enfermeiros no Estado. A evolução dos cursos de Graduação em Enfermagem revela sinais de declínio na procura e oferta nos anos recentes, que pode estar relacionado ao mercado de trabalho do enfermeiro. Este, por sua vez, é marcado por contradições expressas pelo quantitativo excedente de profissionais, em especial nas regiões menos desenvolvidas do Estado, bem como pela baixa proporção de enfermeiros para atender as necessidades de saúde da população. Visualiza-se que estes aspectos reproduzem desigualdades e carecem discussões quanto à regulação da formação e à criação de novos postos de trabalho.

Keywords : Enfermagem; Formação; Mercado de trabalho.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese