SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 issue3Expansion of Undergraduate Nursing and the labor market: reproducing inequalities?Educational actions in a Community Healthcare Agents Program author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Enfermagem

Print version ISSN 0034-7167

Abstract

FIGUEIRA, Maura Cristiane e Silva; LEITE, Tânia Maria Coelho  and  SILVA, Eliete Maria. Educação em saúde no trabalho de enfermeiras em Santarém do Pará, Brasil. Rev. bras. enferm. [online]. 2012, vol.65, n.3, pp. 414-419. ISSN 0034-7167.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672012000300004.

Trata-se de pesquisa qualitativa, cujos objetivos foram analisar os saberes e as práticas educativas realizadas por enfermeiras em unidades de Saúde da Família, em Santarém-PA, Brasil, e a utilização da educação em saúde no processo de trabalho. Realizamos entrevistas semiestruturadas com 15 enfermeiras e observação das suas práticas educativas. Da análise de conteúdo emergiram os temas: concepções sobre educação em saúde; práticas educativas no processo de trabalho; tendência à educação popular. A maioria absoluta das enfermeiras é especialista em saúde da família, contudo referem carência do conteúdo teórico da educação em saúde em sua formação. O modelo tradicional predomina nas concepções e nas práticas. O processo de trabalho é predominantemente organizado a partir dos programas ministeriais. Nas ações de saúde, pode-se reconhecer uma discreta tendência à educação popular, com tentativas de reorientar as práticas educativas, estabelecendo parcerias com outros cuidadores e lideranças da comunidade.

Keywords : Educação em Saúde; Enfermagem; Programa Saúde da Família.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese