SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 issue3Health education in the job of nurses in Santarém of Pará, BrazilNakedness of the patient from the perspective of students of Fundamental Nursing author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Enfermagem

Print version ISSN 0034-7167

Abstract

BONFIM, Patricia Fidali; FORTUNA, Cinira Magali; GABRIEL, Carmen Silvia  and  DURANTE, Maria Cristina. Ações educativas em um Programa de Agentes Comunitários de Saúde. Rev. bras. enferm. [online]. 2012, vol.65, n.3, pp. 420-427. ISSN 0034-7167.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672012000300005.

Este estudo teve por objetivo identificar e analisar as ações educativas realizadas por um Programa de Agentes Comunitários de Saúde de uma cidade do interior do estado de São Paulo, considerando as concepções pedagógicas e os aspectos intervenientes que aproximam e afastam a equipe da mudança de prática pretendida pelo programa. É uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com análise de conteúdo, modalidade temática. O estudo evidenciou que a concepção pedagógica predominante é a da transmissão de informações voltada para prevenção de doenças, embora existam algumas ações próximas da pedagogia participativa. A organização do trabalho e o vínculo com a população também interferem no trabalho educativo. Conclui-se que as ações educativas ainda são alicerçadas no preventivismo com desafios para promoção da saúde e carecem de investimentos em formação e na organização da rede assistencial.

Keywords : Educação em Saúde; Atenção Primária á Saúde; Serviços de Saúde; Enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese