SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 issue3Nakedness of the patient from the perspective of students of Fundamental NursingAssistance for people with hypertension in the perspective of the health professional author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Enfermagem

Print version ISSN 0034-7167

Abstract

OLIVEIRA, Jonas Welton Barros; AQUINO, Jael Maria  and  MONTEIRO, Estela Maria Leite Meirelles. Promoção da saúde na comunidade indígena Pankararu. Rev. bras. enferm. [online]. 2012, vol.65, n.3, pp. 437-444. ISSN 0034-7167.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672012000300007.

O objetivo do estudo foi conhecer como os indígenas Pankararu percebem sua situação de saúde, e identificar que ações priorizam como necessárias para a promoção da saúde em sua comunidade. Pesquisa qualitativa. Os depoimentos coletados foram submetidos à técnica de análise do Discurso do Sujeito Coletivo. Na percepção dos indígenas, quanto à situação de saúde de sua comunidade, foi ressaltado uma carência de assistência geral e falta de profissionais para atender conforme suas necessidades. Em relação às ações que os indígenas priorizam como necessárias para a promoção à saúde da comunidade foram destacadas a oferta de postos de saúde com profissionais capacitados e o acesso às ações de educação em saúde. Foi proposta uma reformulação das organizações e estabelecimentos dos subsistemas na promoção à saúde indígena.

Keywords : Promoção à Saúde; Educação em Saúde; Indígenas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese