SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 issue3Health promotion in the Pankararu indigenous communityHealth related quality of life of chronic patients with immune system diseases: a pilot study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Enfermagem

Print version ISSN 0034-7167

Abstract

WAIDMAN, Maria Angélica Pagliarini; RADOVANOVIC, Cremilde Aparecida Trindade; ESTEVAM, Michelle Caroline  and  MARCON, Sonia Silva. Assistência à pessoa com hipertensão arterial na ótica do profissional de saúde. Rev. bras. enferm. [online]. 2012, vol.65, n.3, pp. 445-453. ISSN 0034-7167.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672012000300008.

Objetivou-se conhecer a assistência prestada às pessoas com hipertensão arterial na Atenção Básica sob a ótica dos trabalhadores da saúde. A coleta de dados ocorreu por meio de grupos focais, em cinco municípios do Noroeste do estado do Paraná. Observou-se que, apesar de o estudo ter sido realizado com equipes de diferentes municípios, os significados e percepções relativos ao atendimento prestado e às dificuldades experenciadas são semelhantes em muitos aspectos. De modo geral, as Unidades Básicas de Saúde atendem às necessidades mais urgentes dos usuários, apesar de a adoção de estratégias para adesão ao tratamento, por vários motivos, não conseguirem atingir toda a população, o que prejudica a qualidade da assistência, mesmo havendo empenho da equipe.

Keywords : Doença Crônica; Hipertensão; Família; Atenção Primária a Saúde.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese