SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 issue3Professional practice of nurses who care for cancer patients in general hospitalsUse of alteplase in the treatment of acute ischemic stroke: what nurses know? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Enfermagem

Print version ISSN 0034-7167

Abstract

BARRA, Daniela Couto Carvalho; DAL SASSO, Grace Teresinha Marcon; MARTINS, Cleusa Rios  and  BARBOSA, Sayonara de Fátima Faria. Avaliação da tecnologia Wiki: ferramenta para acesso à informação sobre ventilação mecânica em Terapia Intensiva. Rev. bras. enferm. [online]. 2012, vol.65, n.3, pp. 466-473. ISSN 0034-7167.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672012000300011.

O desenvolvimento e a aplicabilidade da informática influenciam todas as áreas do conhecimento, possibilitando novas formas de aprendizagem. O Wiki é uma ferramenta da informação e comunicação disponibilizada pela tecnologia da WEB 2.0 que pode ser explorada e utilizada no ensino, aprendizagem, cuidado e na pesquisa na área da Enfermagem. Assim, este estudo, de natureza quantitativa, do tipo descritivo e exploratório, objetivou avaliar com os acadêmicos de enfermagem os critérios de Ergonomia e Usabilidade da ferramenta Wiki como tecnologia de acesso à informação sobre os cuidados de enfermagem em ventilação mecânica na Unidade de Terapia Intensiva. A ferramenta foi avaliada como "excelente" quanto aos critérios de Ergonomia e Usabilidade, sendo considerada uma nova tecnologia emergente apropriada para o uso educacional.

Keywords : Informática em Enfermagem; Educação em Enfermagem; Tecnologia Educacional; Cuidados de Enfermagem; Unidades de Terapia Intensiva.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese