SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 issue3Epidemiological, clinical and of functional independence profile of an institutionalized elderly populationNurses and clientele with anorexia and bulimia: a case study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Enfermagem

Print version ISSN 0034-7167

Abstract

PROCHET, Teresa Cristina  and  SILVA, Maria Julia Paes da. Fatores ambientais como coadjuvantes na comunicação e no cuidar do idoso hospitalizado. Rev. bras. enferm. [online]. 2012, vol.65, n.3, pp. 488-494. ISSN 0034-7167.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672012000300014.

Estudo exploratório com abordagem qualitativa desenvolvido com 117 graduandos e profissionais da área da saúde, no interior paulista, com o objetivo de identificar os fatores ambientais que interferem na comunicação do profissional da saúde com o idoso. As respostas puderam ser ordenadas e analisadas em sete agrupamentos: fatores sonoros e vibratórios, decorativos e espaciais, luminosos, cores e texturas, térmicos e ventilatórios, higiênicos e de segurança profissional e sinalizadores visuais. Considera-se que a utilização dos fatores ambientais durante o processo de cuidar seja uma possibilidade efetiva do cuidado, uma vez que interfere no bem estar do idoso, na sua recuperação e no relacionamento entre o binômio profissional-idoso.

Keywords : Comunicação não Verbal; Idoso; Ambiente de Instituições de Saúde; Enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese