SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 issue3Nurses and clientele with anorexia and bulimia: a case studyChildcare in Nursing: profile and main problems found in children less than one year author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Enfermagem

Print version ISSN 0034-7167

Abstract

MIELKE, Fernanda Barreto et al. Avaliação qualitativa da relação de atores sociais com a loucura em um serviço substitutivo de saúde mental. Rev. bras. enferm. [online]. 2012, vol.65, n.3, pp. 501-507. ISSN 0034-7167.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672012000300016.

Este estudo tem por objetivo avaliar qualitativamente a relação de atores sociais com a loucura a partir das experiências produzidas em um Centro de Atenção Psicossocial no contexto brasileiro. Trata-se de um recorte de um estudo de avaliação qualitativa realizado em um Centro de Atenção Psicossocial do Sul do Brasil. Baseou-se na utilização do referencial teórico-filosófico da Avaliação de Quarta Geração. Como dispositivo metodológico, aplicou-se uma versão adaptada do Círculo Hermenêutico-Dialético. Os depoimentos perseguem a desinstitucionalização como paradigma da atenção em saúde mental, evidenciando a necessidade de combater os vícios carregados de condutas cristalizadas e excludentes, típicas do modelo manicomial. No entanto, ainda é possível visualizar na prática uma mescla de modelos, responsáveis por práticas ampliadas e inovadoras, além de outras cristalizadas e excludentes. Esperamos que ele possa problematizar o cotidiano dos mesmos, abrindo caminhos para compreender melhor a loucura, o louco e suas relações.

Keywords : Saúde Mental; Enfermagem Psiquiátrica; Reforma dos Serviços de Saúde.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese