SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 issue3Qualitative assessment of the relationship of social actors with madness in a substitutive mental health serviceNursing and the relationship with the mothers of newborns in the Neonatal Intensive Care Unit author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Enfermagem

Print version ISSN 0034-7167

Abstract

GAUTERIO, Daiane Porto; IRALA, Denise de Azevedo  and  CEZAR-VAZ, Marta Regina. Puericultura em Enfermagem: perfil e principais problemas encontrados em crianças menores de um ano. Rev. bras. enferm. [online]. 2012, vol.65, n.3, pp. 508-513. ISSN 0034-7167.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672012000300017.

Estudo descritivo exploratório que teve por objetivos descrever o perfil da população menor de um ano atendida na consulta de enfermagem em Puericultura em uma Unidade Básica de Saúde, em Rio Grande-RS, e avaliar a associação entre situação nutricional e presença de candidíase oral, candidíase perineal e dermatite irritativa das fraldas. A amostra foi constituída por 96 prontuários das crianças menores de um ano que realizaram consulta de enfermagem em puericultura. A maioria das crianças era do sexo feminino e encontrava-se eutrófica; todas as que necessitaram de avaliação pediátrica foram encaminhadas; a dermatite irritativa das fraldas foi a alteração mais frequente e esteve associada à situação nutricional desfavorável; o aleitamento materno foi realizado, no máximo, até o sétimo mês de vida do bebê. O estudo aponta a necessidade de sensibilizar a população a respeito da importância da puericultura para a prevenção de agravos e promoção da saúde das crianças.

Keywords : Saúde da Criança; Enfermagem Pediátrica; Atenção Primária à Saúde.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese