SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 issue3Brazilian scientific production based on Orem's Nursing Theory: integrative review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Enfermagem

Print version ISSN 0034-7167

Abstract

SILVA, Maria Verônica Sales da et al. Limites e possibilidades da auditoria em enfermagem e seus aspectos teóricos e práticos. Rev. bras. enferm. [online]. 2012, vol.65, n.3, pp. 535-538. ISSN 0034-7167.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672012000300021.

Este artigo tem o objetivo de fazer uma análise crítico-reflexiva a respeito da auditoria em enfermagem com análise dos limites e possibilidades e seus aspectos teóricos e práticos. A auditoria em enfermagem, na atualidade, é exercida e difundida nas instituições públicas e privadas, objetivando minimizar desperdício de materiais, medicamentos, equipamentos e recursos humanos. Ressalta-se a importância do registro da equipe de enfermagem, fundamental ao processo de auditoria. Ao profissional enfermeiro em auditoria compete a garantia da qualidade da assistência prestada ao usuário. São muitos os desafios a enfrentar para o desenvolvimento da auditoria em enfermagem, tais como a descoberta de uma identidade profissional e a integração com auditores enfermeiros de todo o país, entre outros.

Keywords : Auditoria de Enfermagem; Processo de Trabalho; Qualidade da Assistência à Saúde.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese