SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.67 número5Idosos em situação de rua ou vulnerabilidade social: facilidades e dificuldades no uso de ferramentas computacionaisVivências e necessidades de saúde de homens no período pós-nascimento de um filho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Enfermagem

versão impressa ISSN 0034-7167

Resumo

OLIVEIRA, Janine Melo de  e  ROZENDO, Célia Alves. Instituição de longa permanência para idosos: um lugar de cuidado para quem não tem opção?. Rev. bras. enferm. [online]. 2014, vol.67, n.5, pp.773-779. ISSN 0034-7167.  https://doi.org/10.1590/0034-7167.2014670515.

Pesquisa descritiva, qualitativa, com abordagem compreensiva, que teve por objetivo compreender o significado da instituição de longa permanência para idosos institucionalizados. Os dados foram coletados com 13 idosos institucionalizados, no período de 5 de abril a 25 de maio de 2013 por meio da entrevista narrativa, e submetidos a análise de conteúdo, na modalidade de análise temática. Os resultados indicam que ser idoso institucionalizado significa ter suas necessidades de cuidado atendidas, no que concerne a suas necessidades básicas; ao acesso a serviços e recursos de saúde, e a ter um lugar onde possam envelhecer e morrer. O estudo permitiu concluir que a instituição aparece como um lugar ambíguo para os idosos, pois ao mesmo tempo em que os acolhe, abriga e atende suas necessidades, é um ambiente que inviabiliza a vida independente e autônoma.

Palavras-chave : Idoso; Idoso de 80 Anos ou Mais; Institucionalização; Instituição de Longa Permanência Para Idosos; Enfermagem Geriátrica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )