SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.67 issue6Level of dependency and quality of life of elderlyNonverbal communication between nurses and the elderly based on the proxemics author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Enfermagem

Print version ISSN 0034-7167

Abstract

RISSARDO, Leidyani Karina; ALVIM, Neide Aparecida Titonelli; MARCON, Sonia Silva  and  CARREIRA, Lígia. Práticas de cuidado ao idoso indígena - atuação dos profissionais de saúde. Rev. bras. enferm. [online]. 2014, vol.67, n.6, pp.920-927. ISSN 0034-7167.  https://doi.org/10.1590/0034-7167.2014670609.

Este estudo objetivou compreender as práticas de cuidado dos profissionais de saúde que assistem os idosos Kaingang. Estudo qualitativo, apoiado na etnografia, realizado com dez profissionais à que atuam na atenção primária saúde da Terra Indígena Faxinal, Paraná, Brasil. Os dados foram coletados no período de novembro de 2010 a fevereiro de 2012 por meio da observação participante e entrevistas, e, analisados à luz da Teoria Transcultural do Cuidado. Identificaram-se como práticas de cuidado a medicação e imunização, bem como, cuidados da medicina tradicional. Para realização destes cuidados, os profissionais dispunham de estratégias que proporcionavam manutenção dos idosos na assistência. Conclui-se que valores culturais e científicos necessitam integrar a assistência para melhoria da saúde dos idosos indígenas.

Keywords : Idoso; Saúde de Populações Indígenas; Assistência à Saúde; Enfermagem Transcultural.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )