SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.68 número1Necessidades de aprendizagem de alunos da Educação Profi ssional de Nível Técnico em EnfermagemConhecendo os Meandros da Doação de Sangue: Implicações para a Atuação do Enfermeiro na Hemoterapia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Enfermagem

versão impressa ISSN 0034-7167

Resumo

FREIRE, Cícero Beto et al. Qualidade de vida e atividade física em profi ssionais de terapia intensiva do sub médio São Francisco. Rev. Bras. Enferm. [online]. 2015, vol.68, n.1, pp.26-31. ISSN 0034-7167.  http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167.2015680104p.

Objetivo:

o objetivo deste estudo foi avaliar o nível de atividade física (NAF) e a qualidade de vida (QV) dos profissionais que trabalham em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Método:

tratou-se de um estudo transversal realizado em UTIs clínicas adultos, onde o NAF foi avaliado pelo questionário internacional de atividade física (IPAQ) e a QV através do questionário Medical Outcomes Study 36 (SF-36).

Resultados:

estavam ativos 50,85% de 59 profissionais, sendo os técnicos de enfermagem considerados os mais ativos (60,6%). A QV dos profissionais ativos foi melhor quando comparados aos inativos, com diferenças estatísticas para os domínios limitação por aspectos físicos, aspecto social e saúde mental. A jornada de trabalho estava acima do recomendado, sendo a dos médicos maiores que as dos fisioterapeutas, enfermeiros e técnicos de enfermagem (p = 0,04).

Conclusão:

profissionais de UTI fisicamente ativos apresentaram maior qualidade de vida provavelmente por possuírem uma menor jornada de trabalho e consequentemente mais tempo livre para realizar atividades físicas.

Palavras-chave : Atividade Física; Estresse Profissional; Humanização da Assistência Hospitalar; Qualidade de Vida; Sedentarismo; Unidade de Terapia Intensiva.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )