Recursos audiovisuais – 44;
36,36
|
Fotografia: oferece fortes dados
descritivos; permite clarear significados; fortalece relação de confiança
com pesquisador (fornecer câmera). |
Fotografia: invasão da
privacidade; custo; tempo gasto; dificuldade de interpretação dos dados; não
consonância com a realidade dos sujeitos (medo e insegurança de manusear
câmera). |
Fotografia – 14; 11,57 |
Filmagem: exposição
repetida (amplia a possibilidade de análise e compreensão do
observador). |
Filmagem: câmera
parada permite a captação de apenas um ângulo; sujeitos filmados
apresentam-se ansiosos e temorosos. |
Recorte e colagem – 13; 10,74 |
Desenho – 12; 9,92 |
Filmagem – 9; 7,44 |
Filme – 2; 1,65 |
Dinâmicas – 33; 27,27
|
Produção de conhecimento coletivo;
facilidade de socializar vivências e subjetividades; expressão de temáticas
de difícil socialização; valorização dos sujeitos (co-pesquisadores);
caráter terapêutico dos recursos artísticos. |
Dificuldade de reunir grupo;
densidade dos dados coletados. |
Método Criativo Sensível – 25; 20,66 |
Desenvolvimento de produtos – 24;
19,83
|
Ambiente Virtual de Aprendizagem
(AVA): participação ativa dos discentes; ensino dinâmico;
aprendizagem colaborativa; aprendizagem multissensorial; avaliação em
diferentes momentos e dimensões; maior motivação e comprometimento dos
alunos. |
AVA: habilidade dos
alunos e precariedade dos laboratórios de informática. |
AVA – 6; 4,96 |
Curso de Educação à Distância
(EAD): maior flexibilidade de horários e transposição de
barreiras. |
Instrumentos – 5; 4,13 |
Materiais educativos – 4; 3,31 |
Curso de EAD – 4; 3,31 |
Sistema informatizado – 4; 3,31 |
Validação de instrumentos:
processo complexo; dificuldade de recrutamento de peritos. |
Artefato – 1; 0,83 |
Sistema informatizado: tempo
dispendido; necessidade de uma equipe de especialistas; necessidade de
atualizações e testes contínuos. |
Tecnologias de mapeamento – 16;
13,22
|
Genograma: facilita
o plano terapêutico; maior interação entrevistador-entrevistado; evidencia
opções de mudança. . |
Não foram citadas. |
Genograma – 11; 9,10 |
Ecomapa – 9; 7,44 |
Georreferenciamento – 4; 3,31 |
Familiograma – 1; 0,83 |
Ecomapa: permite visualizar de
forma objetiva a rede de apoio familiar |
Fluxograma analisador – 1; 0,83 |
Georreferenciamento: permite que
outro pesquisador localize geograficamente uma determinada coordenada
geográfica. |
Entrevista com ferramenta tecnológica – 9;
7,44
|
Transposição de barreiras,
possibilidade de atingir amostras heterogêneas. |
Inquérito
telefônico: ligações com insucesso (perdas de amostra). |
Inquérito telefônico – 5; 4,13 |
Google docs – 2; 1,65 |
Comunidade virtual – 1; 0,83 |
Blog – 1; 0,83 |
Google docs: dificuldade de
adesão dos participantes. |
Artes cênicas – 5; 4,13
|
Contribuição para a expressão subjetiva dos
sujeitos; incentivo à reflexão; adequação ao publico infantil. |
Dificuldade de reunir grupo; densidade dos dados
coletados. |
Artes visuais – 5; 4,13
|
Contribuição para a expressão
subjetiva dos sujeitos; incentivo à reflexão; adequação ao publico
infantil. |
Dificuldade de reunir grupo;
densidade dos dados coletados. |
Pintura – 3; 2,48 |
Modelagem – 2,48 |
Música – 3; 2,48
|
Contribuição para a expressão subjetiva dos
sujeitos; incentivo à reflexão. |
Dificuldade de reunir grupo; densidade dos dados
coletados. |
Tecnologias educacionais – 2;
1,65
|
Consonância com a educação
problematizadora; construção de conhecimento de acordo com ritmo e estilo de
aprendizagem dos discentes. |
Não foram citadas. |
Mapas conceituais – 1; 0,83 |
Jogos – 1; 0,83 |