SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.68 issue3Cognitive stimulation for older people with Alzheimer’s disease performed by the caregiverAnticipated directives and living will for terminal patients: an integrative review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Enfermagem

Print version ISSN 0034-7167On-line version ISSN 1984-0446

Abstract

FARIA FILHO, Edson Arantes et al. Concepções sobre drogas por adolescentes escolares. Rev. Bras. Enferm. [online]. 2015, vol.68, n.3, pp.517-523. ISSN 0034-7167.  https://doi.org/10.1590/0034-7167.2015680320i.

Objetivo:

analisar concepções de adolescentes escolares da educação básica sobre drogas em geral.

Método:

abordagem qualitativa de grupos focais com 16 adolescentes estudantes. Os dados coletados foram analisados por Análise de Conteúdo, onde emergiram as seguintes categorias “Significado de drogas”; “Convivendo com o uso de drogas”; “Opiniões, crenças e atitudes em relação ao uso de drogas” e “Prevenindo o uso indevido de drogas na adolescência”.

Resultados:

os adolescentes conhecem algumas drogas associando o uso à marginalidade e à criminalidade. Identifi caram fatores que levam ao consumo abusivo de drogas como fácil acesso, uso familiar e com grupos de amigos, ociosidade, abandono escolar e vulnerabilidade característica da adolescência.

Conclusão:

os resultados demonstram a necessidade da implementação de trabalhos educativos no contexto em que os adolescentes vivem, seja escolar, social e familiar de modo a apoiar e minimizar as diversas vulnerabilidades dos adolescentes.

Keywords : Adolescente; Drogas Ilícitas; Bebidas Alcoólicas; Promoção da Saúde; Saúde Escolar.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )