Acessibilidade / Reportar erro

Da frustração ao enfrentamento do cuidado para a morte por técnicos de enfermagem

Desde la frustración al afrontamiento del cuidado a la muerte del personal de enfermería

RESUMO

Objetivo:

compreender a experiência de técnicos de enfermagem com o cuidado para a morte de pacientes terminais em UTI e configurar um modelo teórico.

Método:

estudo qualitativo, com saturação teórica mediante a análise da 10ª entrevista não diretiva, tendo como referenciais a Teoria Fundamentada nos Dados, o Interacionismo Simbólico e a Bioética.

Resultados:

a categoria central - da frustração ao enfrentamento do cuidado digno de enfermagem para a finitude: a aceitação da morte como componente terapêutico e interveniente - emergiu da comparação dos subprocessos: não se sentindo preparado para o cuidado para a morte, aceitando a morte como um fenômeno terapêutico, desenvolvendo estratégias de enfrentamento.

Conclusão:

segundo o Interacionismo Simbólico, a frustração do profissional iniciante em cuidar da pessoa para a morte está relacionada à sua interação e interpretação da situação, por sentir-se preparado somente para assistir a pessoa para a vida.

Descritores:
Morte; Cuidados de Enfermagem; Unidades de Terapia Intensiva

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br