Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação polissonográfica do sono e vigília de recém-nascidos prematuros

Evaluación polisomnografíca del sueño y vigilia de bebés prematuros

RESUMO

Objetivos:

descrever o tempo total de sono e seus respectivos estágios, o tempo total de vigília, os valores da frequência cardíaca, de saturação de oxigênio apresentados pelos recém-nascidos prematuros; verificar a influência dos períodos do dia sobre o sono e os parâmetros fisiológicos.

Método:

estudo descritivo, conduzido com 13 recém-nascidos prematuros hospitalizados. A coleta de dados foi realizada pelo polissonígrafo e a observação não estruturada, durante 24 horas ininterruptas.

Resultados:

os recém-nascidos permaneceram 59,6% do dia dormindo, predominantemente em sono quieto, apresentando maior média de frequência cardíaca durante a vigília (p<0,001). Não foi evidenciada diferença entre as variáveis relativas ao sono, parâmetros fisiológicos e os períodos do dia. No período matutino houve predominância do sono quieto (p=0,002).

Conclusão:

os prematuros tiveram maior tempo total de sono do que vigília, o sono quieto foi o estágio predominante e a frequência cardíaca apresentou-se mais elevada durante a vigília.

Descritores:
Sono; Recém-Nascido; Enfermagem Neonatal

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br