Acessibilidade / Reportar erro

Excesso ponderal em adultos jovens escolares: a vulnerabilidade da autopercepção corporal distorcida

Exceso ponderal en adultos jóvenes estudiantes: la vulnerabilidad de la autopercepción corporal distorsionada

RESUMO

Objetivo:

analisar o excesso ponderal em adultos jovens escolares a partir da dimensão individual da vulnerabilidade, especificamente de seus marcadores interpessoais e subjetivos.

Método:

delineou-se um estudo analítico, quantitativo, realizado com 560 adultos jovens de 26 escolas de uma capital do nordeste brasileiro. Após obtenção dos dados pela aplicação de questionários específicos, utilizou-se a regressão logística para identificação dos marcadores de vulnerabilidade individual.

Resultados:

na análise bivariada, o excesso ponderal apresentou associação estatística significativa com autopercepção de saúde, satisfação corporal e autopercepção de excesso ponderal, esta permanecendo no modelo final da regressão.

Conclusão:

conclui-se, sobremaneira, que a autopercepção de excesso ponderal sofre distorções em relação à real situação corporal e por isso torna o adulto jovem vulnerável a estados disfuncionais de saúde. No entanto, ratifica-se que o agravo deve ser compreendido numa perspectiva individual e contextual.

Descritores:
Sobrepeso; Obesidade; Vulnerabilidade em Saúde; Imagem Corporal; Adulto Jovem

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br