Secretaria de Saúde
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Nome da Unidade de Saúde
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Dados de Identificação da puérpera
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Nome: |
Área: |
Prontuário nº |
Endereço: |
Data da 1ª consulta _/_/_ Data da 2ª consulta _/_/_ |
Escolaridade __ anos |
Data de nascimento _ / _/ _ |
Nº de filhos __ Idade do último filho__ Gesta__Para_ |
Data do parto ___/__/___Data da alta hospitalar ___/__/___ Dias de pós-parto________ |
Dados do Parto/Nascimento: □ normal □ cesárea □ fórceps □ termo □ pré-termo □ pós-termo |
Avaliação das necessidades humanas da puérpera
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PSICOBIOLÓGICAS
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Oxigenação: FR _________rpm □ Tosse □ Expectoração |
Hidratação: □ Ingere líquidos com frequência – quantos copos/dia:__________ |
Alimentação: Peso _______ kg - Altura _______ cm IMC _______ Encontra-se com apetite: □ preservado □ aumentado □ diminuído Dificuldade de acesso aos alimentos - especificar motivo: |
Eliminação: Eliminação urinária- características/frequência: ______________ □ Tem ardor/dor na micção Eliminação intestina -características/frequência:___________________ |
Sono e Repouso: □ Repousa durante o dia □ Dorme durante o dia – Duração: __ □ Dorme bem à noite – Duração: __ |
Sexualidade e Reprodução: □ Retorno às atividades sexuais □ Uso de método contraceptivo- Qual: |
Segurança física e Meio ambiente: □ Está em área de risco/violência Condições de higiene domiciliar □ boa□ regular □ ruim □ Presença de insetos/roedores □ Sofre violência - Que tipo □ emociona □ física □ sexual □ Faz uso de □ fumo □ álcoo □ droga ilícita |
Cuidado corporal: □ Apresentação pessoal □ boa □ regular □ ruim - Condições de higiene pessoal □ boa □ regular □ ruim Condições de higiene domiciliar □ boa □ regular □ ruim □ Realiza as atividades domiciliares? Quais? |
Integridade física: Características da pele: □ íntegra □ lesionada - loca /tipo ______________ Coloração: ______ □ Sinais de inflamação - loca _______Condições das mamas: □ íntegras □ ingurgitadas □ túrgidas □ presença de abscesso |
Regulação vascular:TA ____x____ mmHg - FC___ bpm ou P ____ bpm □ Perda sanguínea/loquiação - Quantidade □ leve □ moderada □ severa Característica da loquiação □ sanguinolenta □ serossanguinolenta □ serosa □ purulenta □ Edema -loca _________+/++++ ____ |
Regulação térmica: Temp. _______ºC □ Sente frio □ Sente calafrios |
Regulação neurológica: □ Orientada no tempo/espaço □ Agitada □ Afetividade presente □ Atenção presente □ Bom humor presente □ Linguagem compreensiva □ Percepção sensoria preservada □ Processos do pensamento preservados □ Confusão mental presente □ Memória preservada |
Regulação hormonal: □ Involução uterina – Altura uterina ______cm □ Secreção láctea presente - tipo □ colostro □ leite □ sangue □ purulenta - □ Satisfaz o bebê - Glicemia ________mg/d - última citologia oncótica □ normal □ alterada – Hemograma : _________ Hemácias _______Hg _______Ht (cartão de gestante) |
Sensopercepção: □ Dor - especificar □ Desconforto - especificar |
Terapêutica e de prevenção: □ faz uso de ferro suplementar □ Tem necessidade de serviço de referência - especificar ______________ □ Tem doença preexistente- especificar _____________ □ Faz tratamento - especificar ______________ □ Sorologia positiva para ______ □ Faz alguma dieta especificar__________________ □ A família adere ao plano terapêutico |
PSICOSSOCIAIS E PSICOESPIRITUAIS
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Comunicação e Gregária: □ Existe boa comunicação familiar □ A gravidez foi desejada □ Conflito familiar -tipo____________________________________ □ Existe interação familiar □ Sente confiança nas pessoas □ O filho mais velho aceitou bem o nascimento da criança |
Recreação e lazer: □ Realiza alguma atividade de recreação e lazer? Qual? |
Segurança emocional: Enfrentando esta fase com: □ alegria □ tristeza □ dificuldade □ medo □ segurança □ insegurança □ ansiedade □ conforto □ desconforto □ sobrecarga □ irritação □ choro frequente e sem motivo □ sentimento negativo |
Autoestima, Autoconfiança, Autorrespeito: Em relação à imagem corporal, sente-se: □ satisfeita □ insatisfeita Como mãe: □ satisfeita □ insatisfeita |
Liberdade e participação: □ Tem vínculo empregatício □ Goza de licença à gestante □ Participa de algum grupo social |
Educação para a saúde e aprendizagem: □ Aleitamento exclusivo - especificar motivo______________________ □ Sente necessidade de ajuda na amamentação – Tipo: ____________________________________________________________________ □ Gostaria de saber alguma coisa sobre seu pós-parto _____________________________________________________________________ □ Gostaria de saber alguma coisa sobre os cuidados com a criança __________________________________________________________ |
Autorrealização: □ Tem apoio da família e/ou amigos nesta nova fase □Tem apoio da família no cuidado com o bebê |
Espaço: Nº de cômodos da casa _____ Nº de membros na família ____ □Tem privacidade Onde dorme a criança: □ com os pais □ com os irmãos □ quarto próprio □ outro_________________ |
Religiosidade e Espiritualidade: □ Busca ajuda espiritua para seus problemas □ Sente-se bem quando busca |
Planejamento da Assistência de Enfermagem à puérpera
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Diagnóstico de Enfermagem
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Intervenção de Enfermagem
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Resultados
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□ Padrão respiratório alterado □ Tosse produtiva |
□ Encorajar puérpera a tossir □ Realizar ausculta pulmonar □ Encaminhar à Unidade de Saúde |
□ Melhorado □ Piorado □ Inalterado □ Resolvido |
□ Ingestão de líquidos inadequada |
□ Orientar quanto à necessidade de ingerir líquidos |
□ Melhorado □ Piorado □ Inalterado □ Resolvido |
□ Alimentação inadequada □ Peso corporal excessivo □ Emagrecimento |
□Encorajar ingestão de alimentos conforme necessidades nutricionais, preferências alimentares e condições socioeconômicas □Avaliar a necessidade de mudanças de hábitos alimentares □ Incentivar a reeducação alimentar □ Agendar consulta com nutricionista |
□Melhorado □Piorado □Inalterado □ Resolvido |
□ Eliminação urinária alterada □ Constipação |
□ Encorajar controle esfincteriano gradativo ao urinar □ Orientar os exercícios de Kege □ Orientar a higiene íntima □ Agendar consulta médica □ Identificar fatores que possam contribuir para a constipação □ Pesquisar hábitos alimentares □ Incentivar aumento de ingestão hídrica □ Estimular aumento de ingestão de alimentos ricos em fibras, verduras, legumes e frutas □ Incentivar deambulação e caminhadas |
□ Melhorado □ Piorado □ Inalterado □ Resolvido |
□ Fadiga □ Insônia □ Repouso ineficaz □ Sono ineficaz |
□ Identificar o motivo da perturbação do sono □ Encorajar descanso □ Orientar sobre os fatores que interferem no sono, como café, chá preto, nicotina, refrigerantes, cochilos prolongados durante o dia, temperaturas extremas, ventilação deficiente, luminosidade inadequada, ruídos □ Orientar a limitar o sono diurno a 20-30 minutos pela manhã ou tarde □ Ensinar técnicas de relaxamento □ Orientar a descansar e dormir enquanto o recém-nascido dorme □ Orientar a priorizar atividades □ Orientar a delegar atividades a outras pessoas |
□ Melhorado □ Piorado □ Inalterado □ Resolvido |
□ Padrão sexual alterado □ Planejamento reprodutivo ineficaz |
□ Encorajar a verbalização de sentimentos, percepções e medos □ Esclarecer que situações de estresse e o período pós-parto podem interferir na vida sexual □ Orientar o uso de métodos contraceptivos □ Dispensar contraceptivos para a puérpera do programa de planejamento familiar |
□ Melhorado □ Piorado □ Inalterado □ Resolvido |
□ Exposição à violência socioambiental □ Violência doméstica □ Uso de álcool □ Uso de fumo □ Uso de drogas ilícitas □ Risco de suicídio |
□ Orientar a evitar comportamentos de risco □ Avaliar condições de higiene ambiental durante visita domiciliar □ Orientar quanto aos prejuízos do uso de fumo, álcoo e/ou drogas para a mãe e a criança □ Identificar rede de apoio familiar e comunitário □ Encaminhar puérpera para a casa de apoio à mulher vítima de violência □ Encaminhar para grupo de autoajuda □ Identificar risco de suicídio □ Estabelecer relação de confiança □ Envolver a família no apoio e vigilância à puérpera □ Comunicar situações de violência para a autoridade competente □ Encaminhar para consulta médica |
□ Melhorado □ Piorado □ Inalterado □ Resolvido |
□ Autocuidado inadequado: banho/higiene e vestimentas |
□ Encorajar hábitos de higiene e de vestimentas adequadas às condições e ao clima □ Orientar a troca de absorvente perinea regularmente |
□ Melhorado □ Piorado □ Inalterado □ Resolvido |
□ Ingurgitamento mamário □ Fissura mamilar □ Inflamação da mama □ Ferida cirúrgica contaminada □ Coloração da pele alterada (especificar loca ) □ Risco da integridade da pele prejudicada □ Infecção (especificar loca ) |
□ Ordenhar manualmente as mamas □ Oferecer à criança o leite ordenhado com uma colher pequena ou um copinho □ Orientar a exposição das mamas ao so : 15 minutos pela manhã, até as 10h, ou à tarde, após as 16h □ Fazer limpeza do mamilo com o próprio leite materno antes e após cada mamada □ Orientar o uso de sutiã apropriado □ Desestimular manipulação excessiva dos mamilos □ Desestimular uso de sabonetes, cremes e pomadas nos mamilos □ Orientar a lavagem das mãos antes de manipular as mamas □ Acompanhar a evolução da cicatrização de ferida cirúrgica □ Realizar curativo da ferida cirúrgica infectada □ Monitorar sinais e sintomas de infecção □ Examinar episiorrafia |
□ Melhorado □ Piorado □ Inalterado □ Resolvido |
□ Edema □ Perda sanguínea (especificar via e se leve, moderada, severa) □ Pressão arterial aumentada |
□ Elevar membros inferiores □ Avaliar características de pulso □ Avaliar involução uterina □ Inspecionar características dos lóquios □ Monitorar perda de líquidos □ Solicitar eritrograma ou hemograma □ Tratar casos de anemia □ Encaminhar os casos de hemorragia identificados na visita domiciliar para a Unidade de Saúde/Maternidade □ Ministrar medicação anti-hipertensiva □ Controlar pressão arterial □ Orientar medidas de prevenção do aumento da pressão arterial |
□ Melhorado □ Piorado □ Inalterado □ Resolvido |
□ Temperatura corporal aumentada |
□ Verificar temperatura corporal □ Administrar medicação antitérmica □ Aquecer a puérpera □ Encorajar a ingestão de líquidos □ Encaminhar à Unidade de Saúde se a febre persistir |
□ Melhorado □ Piorado □ Inalterado □ Resolvido |
□ Agitação □ Atividade mental alterada: níve de consciência □ Atividade mental alterada: orientação (tempo, espaço, si mesmo, outrem) □ Confusão |
□ Avaliar interação mãe-filho □ Avaliar alterações no níve de consciência □ Investigar presença de fatores causadores e contribuidores da confusão mental □ Informar à puérpera sobre pessoas, tempo, loca □ Evitar frustrar a puérpera com perguntas que não possa responder □ Manter a puérpera orientada no tempo e no espaço (proporcionar relógio, calendário, espelho) □ Planejar atividades lúdicas que estimulem a memória □ Usar frases simples durante a comunicação □ Envolver a família no processo de recuperação da capacidade mental □ Estimular atividades físicas e de lazer □ Encaminhar a puérpera ao serviço de saúde mental |
□ Melhorado □ Piorado □ Inalterado □ Resolvido |
□ Involução uterina retardada □ Lactação diminuída □ Glicemia instável |
□ Orientar a observação do fluxo vaginal (características e quantidade) □ Monitorar involução uterina □ Apoiar a puérpera durante a lactação □ Explicar a transitoriedade fisiológica da lactação diminuída □ Orientar a deixar a criança sugar à vontade □ Verificar glicemia capilar □ Orientar sobre a importância do monitoramento da glicose □ Orientar sobre sinais e sintomas de hipoglicemia e hiperglicemia □ Encaminhar à Unidade de Saúde/Hospital |
□ Melhorado □ Piorado □ Inalterado □ Resolvido |
□ Dor (especificar loca e intensidade) |
□ Estimular a verbalização da dor □ Realizar medidas de alívio da dor □ Encaminhar puérpera para consulta médica |
□ Melhorado □ Piorado □ Inalterado □ Resolvido |
□ Manutenção de saúde alterada □ Adesão inadequada ao regime terapêutico □ Adesão inadequada ao regime dietético |
□ Envolver a família na resolução dos problemas de saúde da puérpera □ Estimular a participação em oficinas e grupos participativos □ Orientar acerca do esquema terapêutico □ Orientar acerca do esquema dietético |
□ Melhorado □ Piorado □ Inalterado □ Resolvido |
□ Comunicação familiar ineficaz □ Atitude familiar conflituosa □ Interação social inadequada □ Potencia para paternidade/ maternidade inadequada □ Risco de isolamento social □ Risco de solidão |
□ Avaliar dinâmica de apoio familiar □ Identificar barreira na comunicação familiar □ Proporcionar oportunidades para que os membros da família se reúnam e discutam a situação □ Observar comportamento da criança e da mãe durante a amamentação □ Observar interação pai/mãe/filhos □ Proporcionar o desenvolvimento de habilidades pessoais □ Orientar a família para o reconhecimento de pontos fortes no relacionamento □ Encorajar convívio com amigos, família e grupos comunitários □ Referenciar para a terapia familiar |
□ Melhorado □ Piorado □ Inalterado □ Resolvido |
□Atividade de recreação e lazer insuficiente |
□ Identificar equipamentos sociais para recreação e lazer □ Motivar participação em atividades de recreação e lazer |
□ Melhorado □ Piorado □ Inalterado □ Resolvido |
□ Ansiedade □ Depressão pós-parto □ Medo (especificar) □ Desesperança □ Sentimento de impotência □ Tristeza |
Avaliar comportamento indicador de ansiedade □ Orientar quanto às alterações emocionais no puerpério □ Apoiar puérpera para aliviar estresse □ Auxiliar puérpera na identificação de um sistema de apoio □ Desenvolver uma relação de apoio com a puérpera □ Estabelecer vínculo com a família □ Envolver a família nos cuidados à puérpera, criança e afazeres domésticos □ Monitorar sintomas de depressão pós-parto □ Encaminhar a puérpera ao serviço de saúde mental |
□ Melhorado □ Piorado □ Inalterado □ Resolvido |
□ Baixa autoestima □ Baixa confiança nos outros |
□ Estimular a autoconfiança materna □ Orientar sobre os cuidados pessoais □ Ajudar a puérpera a identificar atributos pessoais positivos e oportunidades possíveis □ Investigar características de alteração de autoestima □ Discutir com a puérpera as alterações físicas previsíveis □ Explicar o processo de recomposição da autoimagem □ Reforçar aspectos positivos □ Promover a escuta ativa □ Estimular visitas de amigos, familiares e pessoas significativas □ Auxiliar no estabelecimento de metas realistas |
□ Melhorado □ Piorado □ Inalterado □ Resolvido |
□ Baixa iniciativa □ Baixa volição/vontade □ Conflito de decisão □ Direitos de cidadania limitados (especificar) □ Processo de tomada de decisão inadequado |
□ Auxiliar a família a avaliar seus comportamentos □ Encorajar a livre expressão dos sentimentos □ Encorajar o processo de tomada de decisão |
□ Melhorado □ Piorado □ Inalterado □ Resolvido |
□ Conhecimento insuficiente sobre aspectos do puerpério □ Conhecimento insuficiente sobre aleitamento materno □ Conhecimento insuficiente sobre cuidados com o recém-nascido □ Conhecimento inadequado (especificar o tópico: estado de saúde, medicação, exames, procedimentos terapêuticos, entre outros) □ Uso inadequado de contraceptivo |
□ Orientar sobre cuidados com ferida cirúrgica/episiorrafia □ Incentivar a amamentação exclusiva □ Ensinar sobre processo de ordenha manua e armazenamento de leite materno □ Observar a amamentação e a pega □ Ensinar sobre posicionamento do recém-nascido durante a amamentação □ Ensinar à mãe a posição confortáve para a amamentação □ Estimular a livre demanda na amamentação □ Ajudar a mãe a amamentar □ Orientar sobre as necessidades nutricionais do neonato □ Orientar quanto à necessidade de amamentar em loca tranquilo □ Conversar sobre mitos e crenças em torno da amamentação □ Identificar pessoas que possam apoiar no processo da amamentação □ Orientar os cuidados com mamas e mamilos □ Explicar métodos contraceptivos □ Ajudar a identificar informações que tenha mais interesse em obtê-las □ Orientar sobre o retorno à Unidade de Saúde, esquema vacina da criança e o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento |
□ Melhorado □ Piorado □ Inalterado □ Resolvido |
□ Conflito de desempenho do pape de pai/mãe □ Desempenho de pape ineficaz |
□ Encorajar os pais a verbalizar sentimentos e preocupações □ Avaliar impacto do nascimento sobre o pape de pai/mãe e relacionamentos □ Estimular os pais na participação dos cuidados com a criança □ Informar aos pais sobre a saúde da criança □ Orientar sobre a importância do vínculo mãe-pai-filho □ Incluir outros membros da família no cuidado à criança |
□ Melhorado □ Piorado □ Inalterado □ Resolvido |
□ Baixa privacidade □ Espaço pessoal inadequado |
□ Orientar os pais a ter espaço de privacidade □ Explicar à família a necessidade de respeito à privacidade individua □ Orientar na utilização dos espaços do domicílio respeitando a privacidade dos membros da família |
□ Melhorado □ Piorado □ Inalterado □ Resolvido |
□ Angústia □ Percepção de falta de significado da vida |
□ Avaliar crenças espirituais da família □ Apoiar práticas espirituais da puérpera ou família □ Estimular a verbalização de sentimentos relacionados à vida, ego, emoção, subjetividade, crenças, mitos, expectativas, dentre outras □ Conversar sobre a visita de líder espiritua em casa |
□ Melhorado □ Piorado □ Inalterado □ Resolvido |
Observações |
Enfermeiro(a): |
Número de registro no Coren: |
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