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Acreditação em hospital público: percepções da equipe multiprofissional

Acreditación en hospital público: percepciones del equipo multiprofesional

RESUMO

Objetivo:

analisar as percepções da equipe multiprofissional sobre a Acreditação em um hospital público.

Método:

pesquisa descritiva, exploratória, de abordagem qualitativa, realizada em maio de 2014, por meio de entrevista individual gravada. Participaram 28 trabalhadores de um hospital público, Acreditado com Excelência, que responderam à questão norteadora: "Fale-me do sistema de Acreditação implantado neste hospital". As entrevistas foram transcritas na íntegra e submetidas a análise de conteúdo temática.

Resultados:

das falas, emergiram três categorias: Vantagens proporcionadas pela Acreditação; Hospital público acreditado assemelha-se com hospital privado e; Orgulho/satisfação por atuar em hospital público acreditado.

Conclusão:

os participantes percebiam a Acreditação como sistema favorável à gestão da qualidade no serviço público porque promove o desenvolvimento de competências profissionais e melhora a gestão de custos, a estrutura da organização, o gerenciamento da assistência e a percepção de orgulho/satisfação no trabalho.

Descritores:
Acreditação; Equipe de Assistência ao Paciente; Gestão da Qualidade; Hospital Público; Enfermagem

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