Acessibilidade / Reportar erro

Diálogo: rede que entrelaça a relação pedagógica no ensino prático- reflexivo

El diálogo: una red que entrama la relación pedagógica en la enseñanza práctica-reflexiva

RESUMO

Objetivo:

compreender como ocorre o diálogo na relação pedagógica no ensino prático reflexivo em um curso de graduação em Enfermagem.

Método:

pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso. Coleta de dados realizada de maio de 2013 a setembro de 2014 com oito docentes de enfermagem, mediante observação e entrevistas. A análise de dados guiou-se pela proposta operativa constituída pela etapa exploratória e a interpretativa.

Resultados:

apontam o diálogo estabelecido na relação pedagógica como um desafio a ser enfrentado no ensino prático-reflexivo, para que professor e estudante construam uma relação que estimule o pensar e o agir no contexto teórico e no campo da prática.

Conclusão:

Ao imprimir um tom dialógico-reflexivo na relação pedagógica, o docente abre caminhos para novas descobertas, o que possibilita a criação de espaços de ensino-aprendizagem estimuladores da autonomia, das habilidades e das atitudes críticas e reflexivas dos estudantes no decorrer de sua formação.

Descritores:
Enfermagem; Ensino Superior; Educação; Docentes; Estudantes

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br