SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.69 issue4Health care for patients with acute coronary syndrome according to quality indicatorsImpact of educational interventions in reducing diabetic complications: a systematic review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Enfermagem

Print version ISSN 0034-7167On-line version ISSN 1984-0446

Abstract

BARBOSA, Ingrid de Almeida; SILVA, Karen Cristina da Conceição Dias da; SILVA, Vladimir Araújo da  and  SILVA, Maria Júlia Paes da. O processo de comunicação na Telenfermagem: revisão integrativa. Rev. Bras. Enferm. [online]. 2016, vol.69, n.4, pp.765-772. ISSN 1984-0446.  https://doi.org/10.1590/0034-7167.2016690421i.

Objetivo:

identificar as evidências científicas sobre o processo de comunicação na Telenfermagem e analisá-las.

Método:

revisão integrativa, realizada em março de 2014. A estratégia de busca, estruturada com os descritores "telenfermagem" e "comunicação", foi implementada nas bases de dados Medline, Bireme, Cinahl, Scopus, Web of Science, Scielo e Cochrane.

Resultados:

ao serem aplicados critérios de inclusão e exclusão, selecionaram-se 10 estudos. Os principais desafios ponderados foram: a condição clínica dos pacientes, a possibilidade de que comunicação inadequada gere erros de conduta, a ausência de referências visuais em interações sem recurso de vídeo, e dificuldade de compreensão do não verbal.

Conclusão:

a distância impõe barreiras comunicativas em todos os elementos: emissor, receptor e mensagem; e em ambas as maneiras de transmissão, verbal e não verbal. A principal dificuldade é compreender o não verbal. Para cuidar adequadamente neste contexto, o enfermeiro deve receber formação específica, para que desenvolva competências e habilidades comunicacionais.

Keywords : Telenfermagem; Telessaúde; Comunicação; Consulta Remota; Relações Enfermeiro-Paciente.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )