Acessibilidade / Reportar erro

Medicamentos orais de uma unidade hospitalar: adequação ao uso por cateteres enterais

Medicamentos orales de una unidad hospitalaria: adecuación al uso utilizando sondas gástricas

RESUMO

Objetivo:

descrever o perfil de medicamentos orais padronizados em uma unidade hospitalar e verificar sua adequação quanto ao uso por cateteres enterais, de acordo com recomendações da literatura.

Método:

estudo descritivo, com dados sobre medicamentos coletados do Sistema de Dispensação do Serviço de Farmácia. As recomendações específicas para uso de tais medicamentos por cateteres enterais foram obtidas após busca em bases literárias, livros, manuais, guidelines e bulários.

Resultados:

dos 236 medicamentos orais dispensados, 86% estavam na forma sólida; destes, 32 eram "não trituráveis", havendo disponibilidade da forma líquida na instituição. Foram identificados 28 medicamentos com potenciais interações com a nutrição enteral. Sessenta porcento deles apresentavam recomendações específicas sobre sua administração por cateter enteral.

Conclusão:

a participação conjunta das equipes multidisciplinares de terapia nutricional e de assistência e a implementação de programas para treinamento contínuo constituem estratégias sugeridas para a prevenção de potenciais problemas na administração de medicamentos no espaço hospitalar.

Descritores:
Preparações Farmacêuticas; Cateteres; Nutrição Enteral; Interação Alimento-Droga; Segurança do Paciente

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br