Acessibilidade / Reportar erro

Práxis interdisciplinar de cuidado em grupo de pessoas que vivem com fibromialgia

Praxis interdisciplinaria del cuidado en grupo de personas que viven con fibromialgia

RESUMO

Objetivos:

analisar o modelo da terapia comunitária integrativa para o empoderamento de pessoas que vivem com fibromialgia e discutir a repercussão dessa intervenção interdisciplinar no processo saúde-doença e autocuidado.

Método:

estudo qualitativo de abordagem participativa, desenvolvido em 2015 com 11 participantes, no Laboratório de Fisiologia aplicada à Educação Física da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, RJ. A produção de dados abrangeu o World Café, a observação participante e entrevista semiestruturada. A análise foi realizada segundo Bardin, pela triangulação de dados em diálogo com a literatura pertinente.

Resultados:

o grupo de terapia comunitária integrativa é um dinamizador na construção e ampliação do conhecimento sobre a fibromialgia e no empoderamento para o autocuidado.

Conclusão:

esta estratégia de grupo revelou-se um instrumento de práxis interdisciplinar que permite construir redes solidárias de cuidado. Desse modo, gerou-se o conhecimento compartilhado, transformado em ambiente de escuta e reflexão para gerir os obstáculos pessoais e familiares.

Descritores:
Enfermagem; Doenças Crônicas; Terapia de Grupo; Fibromialgia; Análise Qualitativa

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br