Acessibilidade / Reportar erro

Terapia de curta duração da tuberculose: uma análise discursiva

Terapia de corta duración de la tuberculosis: un análisis discursivo

RESUMO

Objetivo:

analisar os sentidos produzidos pelos profissionais de enfermagem sobre o tratamento diretamente observado (TDO) para tuberculose (TB) em município do estado de São Paulo.

Método:

trata-se de estudo qualitativo, desenvolvido em março e abril de 2014, por meio de entrevista semidirigida, com nove profissionais de enfermagem. O material empírico produzido foi analisado conforme o aporte teórico-metodológico de Análise de Discurso de matriz francesa.

Resultados:

emergiram como resultados três blocos discursivos: Condições de produção das práticas de controle da tuberculose; Condições de produção que facilitam o tratamento da tuberculose; Condições de produção que dificultam o tratamento da tuberculose.

Conclusão:

os dizeres desses profissionais produzem diversos sentidos, os quais sugerem que as práticas dos profissionais de Enfermagem possibilitam ao doente a busca pela cura, reforçada por incentivos de caráter social, não obstante, permeadas por vicissitudes circunscritas nas condições de produção do cotidiano da pessoa adoecida.

Descritores:
Tuberculose; Terapia Diretamente Observada; Adesão à medicação; Equipe de Enfermagem; Prática de Saúde Pública

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br