SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 issue5Mental health in the Family Health Strategy as perceived by health professionalsDifficulties in nutritional counseling and child growth follow-up: from a professional perspective author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Enfermagem

Print version ISSN 0034-7167On-line version ISSN 1984-0446

Abstract

SERAFIM, Clarita Terra Rodrigues et al. Gravidade e carga de trabalho relacionadas a eventos adversos em UTI. Rev. Bras. Enferm. [online]. 2017, vol.70, n.5, pp.942-948. ISSN 0034-7167.  http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0427.

Objetivo:

Analisar se o aumento da gravidade do paciente e a carga de trabalho de enfermagem está relacionado à maior incidência de Eventos Adversos (EAs) em pacientes críticos.

Método:

Estudo de coorte única, prospectivo, com amostra de 138 pacientes internados em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Resultados:

Ao todo, foram evidenciados 166 EAs, que acometeram 50,7% dos pacientes. O aumento da gravidade do paciente apresentou relação direta com a chance de ocorrência de EAs. Entretanto, a carga de trabalho de enfermagem não apresentou relação estatisticamente significativa, na ocorrência de EAs.

Conclusão:

Os resultados permitem refletir acerca da importância da equipe de enfermagem, em utilizar instrumentos de avaliação, com o objetivo de melhorar e planejar suas ações diárias, com foco na segurança do paciente.

Keywords : Cuidados de Enfermagem; Gravidade do Paciente; Carga de Trabalho; Gestão da Segurança; Segurança do Paciente.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )