SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.71 número1Acción política de enfermeros en Estrategia Salud de la Familia: barreras y facilitadoresAlteraciones cognitivas en enfermeros actuantes en unidades de terapia intensiva índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Revista Brasileira de Enfermagem

versión impresa ISSN 0034-7167versión On-line ISSN 1984-0446

Resumen

SANTOS, Rita de Cássia Andrade Neiva et al. Realidades e perspectivas de mães adolescentes acerca da primeira gravidez. Rev. Bras. Enferm. [online]. 2018, vol.71, n.1, pp.65-72. ISSN 1984-0446.  https://doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0444.

Objetivo:

compreender a trajetória de adolescentes acerca da primeira gravidez, contemplando realidades e perspectivas.

Método:

estudo qualitativo, fundamentado no referencial teórico de Schütz, com 30 adolescentes assistidas em ambulatório para adolescentes em Fortaleza, Ceará, Brasil. Das entrevistas narrativas realizadas no primeiro semestre de 2013, no retorno da primeira consulta do puerpério, identificaram-se os processos comunicativos, abstraíram-se as ideias centrais e unidades de sentidos expressas nas temáticas: fui ficando e aconteceu a gravidez; realidades e perspectivas.

Resultados:

as adolescentes justificaram a gravidez pelo impulso sexual e prevenção insuficiente; narraram o medo enfrentado, dificuldades na maternidade e continuidade dos estudos. As realidades coexistiram com perspectivas de os familiares e companheiros ajudarem na educação do filho para obter um futuro diferente do que vivenciaram.

Considerações finais:

as adolescentes vivenciaram a maternidade com conflitos ambivalentes por serem mães jovens, mas desejavam criar e educar os filhos, mesmo aquelas com as mínimas condições de sobrevivência.

Palabras clave : Adolescência; Gravidez; Maternidade; Educação em Saúde; Pesquisa Qualitativa; Família.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés | Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )