RESUMO
Objetivo:
Reconhecer os domínios das competências de promoção da saúde no processo formativo de adolescentes realizado por acadêmicos de Enfermagem.
Método:
Estudo qualitativo e descritivo, que utilizou o aporte teórico metodológico Developing Competencies and Professional Standards for Health Promotion Capacity Building in Europe (CompHP0), realizado com 14 acadêmicos de Enfermagem.
Resultados:
Evidenciaram-se quatro domínios: Mudança Ativa; Mediar através de Parceria; Comunicação; e Liderança. Esses domínios advieram do interesse e do compromisso dos adolescentes na parceria intersetorial, no uso de técnicas de comunicação e no papel de facilitador para catalisar o aprendizado e o empoderamento.
Conclusão:
Percebeu-se que houve a presença de alguns domínios de competência na formação dos adolescentes, sugerindo que os acadêmicos de enfermagem atuassem como agentes promotores da saúde. Constituem-se desafios para a Enfermagem a implementação de aporte teórico do CompHP na graduação e formação permanente para efetivar ações no campo da promoção da saúde.
Descritores:
Enfermagem; Adolescente; Promoção da saúde; Competências; Educação em Saúde